REGULAMENTO


3ª. MOSTRA DE VÍDEO POPULAR DE SÃO CARLOS


REGULAMENTO
A 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos é organizada pelo Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular (GECEPop) e pelo Departamento de Artes e Comunicação em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos.

A Mostra de Vídeo Popular de São Carlos vem se consolidando como um momento de divulgação das realizações audiovisuais populares, contribuindo, cada vez mais, para o fortalecimento das expressões de grupos populares, movimentos sociais e das diversas comunidades que utilizam o vídeo em suas práticas cotidianas.

É objetivo da Mostra, também, colaborar com a democratização da difusão do vídeo popular e contribuir com o debate acerca desta produção e de sua função na nossa sociedade.

Os interessados tem acesso ao Regulamento e ao Formulário de Inscrição da 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos no blog http://mostradevideopopular3.blogspot.com/, observando que somente após a aceitação dos termos deste Regulamento e do preenchimento do Formulário de Inscrição, os interessados estarão aptos à inscrição, que é formalizada com o envio dos vídeos via correio.

Feita a inscrição, cada participante assume a responsabilidade legal sobre as informações prestadas e os vídeos, contendo imagens, sons ou qualquer outro conteúdo de sua autoria ou sob sua responsabilidade legal.


OBJETO
Constituem-se como objeto deste regulamento a seleção de vídeos populares para a realização da 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos, uma mostra composta pela exibição de vídeos de criação popular em quaisquer formatos, com duração livre, previamente enviados pelos realizadores e selecionados pela organização da Mostra, para serem exibidos durante o período em que acontecer a Mostra ou em outros momentos e espaços relacionados com a Mostra de Vídeo Popular de São Carlos. Os vídeos selecionados para exibição não serão remunerados.

PRAZOS
Período de inscrição e envio dos vídeos: 12/06/2012 até 24/08/2012
Divulgação dos vídeos selecionados: 21/09/2012
3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos: 01/10/2012 até 08/10/2012

QUEM PODE SE INCREVER
Poderão participar desta Mostra os vídeos que foram realizados, em qualquer período, com as seguintes características:
·         Produções realizadas por grupos ligados diretamente a movimentos populares, como por exemplo, os sindicatos, associações de moradores, centros comunitários, etc.;
·   Produções realizadas por instituições que desenvolvem parcerias com grupos e movimentos populares, como centros de defesa dos direitos humanos, universidades, organizações civis, entre outros;
·    Produções realizadas com a participação direta de grupos populares em sua concepção e elaboração, por meio de oficinas de realizações audiovisuais;
·         Produções realizadas por coletivos de produção audiovisual;
·         Produções realizadas por movimentos sociais;

·         Produções realizadas em escolas públicas.
A inscrição é gratuita e poderão inscrever-se na 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos pessoas físicas e jurídicas de quaisquer nacionalidades.

Quando de produções que possuam falas em línguas estrangeiras, estas deverão vir acompanhadas de legenda em português.

O proponente pode enviar quantos vídeos quiser, desde que estes contemplem o conteúdo deste Regulamento.

Os custos com o envio dos materiais ficam a cargo do proponente.


COMO FORMALIZAR A INSCRIÇÃO
O envio do vídeo para a 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos deverá ser realizado por vias postais.

Ao enviar o vídeo para a Mostra, o proponente declara e garante expressamente ser proprietário ou possuidor de todos os direitos e licenças necessários para a exibição.

Cada vídeo inscrito deverá ter sido realizado em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento (câmera de vídeo, câmera de foto digital, câmera de celular, animação feita no computador, etc.) e ter uma cópia em DVD disponível para ser enviado para a seleção, a qual será utilizada na exibição, caso o vídeo seja selecionado.

A cópia em DVD deverá ser enviada pelos correios e é opcional o envio de materiais gráficos referentes ao vídeo que poderão ser utilizados na divulgação do referido vídeo e da própria Mostra.

A formalização da inscrição se dá com o preenchimento do Formulário de Inscrição pelo sistema online, não é necessário o envio do Formulário de Inscrição impressa. Caso o participante não consiga efetuar a inscrição pelo sistema online, este poderá enviar o Formulário de Inscrição impressa junto com o DVD na mesma postagem. O Formulário de Inscrição se encontra disponível em (http://mostradevideopopular3.blogspot.com/).

O material descrito e detalhado deverá ser fisicamente enviado para o seguinte endereço:

3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos
A/C Luíza Stalder
Rua Dom Pedro II, n. 2499, apto 23
Vila Costa do Sol
CEP: 13566-270
São Carlos / SP

SELEÇÃO
A equipe organizadora indicará uma Comissão de Seleção, a qual ficará responsável pela seleção dos vídeos que farão parte da 3ª.  Mostra de Vídeo Popular de São Carlos. A decisão da Comissão de Seleção é soberana, não cabendo recurso de qualquer espécie.

A Comissão de Seleção também se reserva o direito de escolha do número máximo de vídeos populares exibidos na mostra segundo seus critérios de seleção e de acordo com os prazos previstos para acontecer a Mostra.

O proponente que tiver seu vídeo selecionado será informado através do e-mail constante no Formulário de Inscrição.


DO CERTIFICADO DE ESCOLHA DO JURÍ
A decisão de melhor Vídeo Popular será realizada por meio de Júri Popular e será anunciada no final da Mostra. Serão concedidos certificados de exibição na Mostra a todos participantes selecionados, e em especialmente, será entregue o certificado de melhor filme da mostra ao escolhido via Júri Popular. Os certificados serão enviados para os e-mails dos responsáveis pela inscrição do vídeo na Mostra, constante no Formulário de Inscrição.


DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A simples inscrição do vídeo na 3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos é atitude incontestável de aceitação deste Regulamento e se efetiva com o envio do Formulário de Inscrição preenchida pelo sistema online ou impresso.

Os vídeos que não atenderem às especificações deste regulamento serão desclassificados.

Cada proponente, no ato da inscrição, declara que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados ou incluídos no vídeo inscrito não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

Todos os vídeos inscritos serão incorporados ao acervo permanente da Mostra de Vídeo Popular de São Carlos, a qual reserva o direito de promover exibições em Cineclubes, TV’s Educativas e outros locais, sem nenhum fim comercial, com o objetivo expresso de divulgar a produção audiovisual popular por meio de atividades de extensão universitária.
Quaisquer dúvidas podem ser enviadas para o seguinte e-mail: video.saocarlos@gmail.com, indicando no assunto do e-mail “3ª. Mostra de Vídeo Popular de São Carlos”.
Os casos omissos serão resolvidos pelos membros do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular (GECEPop)


São Carlos, 10 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário